O sucesso no daytrade depende 100% do gerenciamento de risco aplicado na sua conta de trading. O trader que está iniciando deve sim aprender técnicas e estratégias operacionais, seja de fluxo, análise gráfica ou outro modelo, mas em todas elas o que fará ter ganhos consistentes é o gerenciamento de risco.
No mercado financeiro sabe-se que não se ganha em todas operações, fechar os olhos para isso é amadorismo total, portanto equilibrar as perdas e ganhos é o primeiro desafio para o trader iniciante.
Já no segundo momento, ajustar as operações para reduzir as perdas e ter maiores ganhos é algo que acontece naturalmente com todos os operadores, principalmente no daytrade.
Tenha em mente que desenhar no papel seu risco é o start inicial, mas aplicar isso corretamente pode ser o grande desafio, pois envolve disciplina, controle emocional e controle da ganância em relação aos ganhos.
A sugestão de um trader com mais de 14 anos de experiência é para iniciar com valores pequenos e focar na execução da estratégia e do gerenciamento. Desta forma pode corrigir os erros e estes serão pequenos em volume financeiro e ao mesmo tempo está formando seu mindset para o futuro. No momento que o volume financeiro nas operações aumentam você estará preparado para ter o sucesso nas operações.
Não tenha pressa em fazer dinheiro, tenha consciência em fazer boas operações dentro do seu gerenciamento de risco.
Evandro Ghinzelli